Pilates

Os exercícios de Joseph Pilates começaram a ser reconhecidos como técnica quando nenhum dos internos do campo de treinamento onde ele era enfermeiro durante a primeira guerra mundial sucumbiu a uma epidemia de gripe que matou milhares de pessoas em outros campos da Inglaterra, em 1918.
Joseph Hubertus Pilates, inventor do método | Fonte: desconhecida

Joseph Hubertus Pilates nasceu na Alemanha em 1880. Era um pesquisador das atividades físicas de diversas culturas. Sofrendo de asma e febre reumática quando criança, buscou nos exercícios corporais uma solução para vencer seus problemas. Estudou e praticou yoga, exercícios gregos e romanos e aos 14 anos tinha superado as deficiências físicas que desde da infância o acompanhavam.

Durante a primeira guerra mundial foi mandado para a Inglaterra como enfermeiro. Neste período ficou inspirado a desenvolver o método para ajudar seus pacientes que tinham problemas físicos. Ele treinou outros estrangeiros utilizando exercícios de cultura física que ele mesmo desenvolvera (inclusive o uso de molas). Seus exercícios começaram a ser reconhecidos como técnica quando nenhum dos internos daquele campo de treinamento sucumbiu a uma epidemia de gripe que matou milhares de pessoas em outros campos da Inglaterra, em 1918. Aperfeiçoou a prática após a guerra, dando treinamento à polícia de Hamburgo (Alemanha), e em 1920 já tinha um método estruturado, iniciou, assim, uma fundação voltada para este método e desenvolveu equipamentos específicos.

Em 1926, Pilates emigrou para os Estados Unidos, e foi na viagem de navio que conheceu Clara, sua futura esposa. Juntos levaram a idéia para New York abrindo seu estúdio: Pilates Studio. Lá Pilates ensinou e formou instrutores no intitulado Método Pilates de Condicionamento Físico, também conhecido como Arte do Controle. O estúdio funciona até hoje e foi nele que Joseph e Clara supervisionaram seus clientes pessoalmente, até a década de 1960. Conquistou os primeiros seguidores famosos entre dançarinos como Martha Grahan e George Balanchine, que o recomendaram a seus próprios alunos como treinamento. Pilates morreu em 1967, aos 87 anos. Aqui no Brasil, especificamente na capital de São Paulo, há uma escola pioneira que oferece cursos fundamentados nos princípios de Joseph Pilates desde de 1994: Espaço de Dança Ruth Rachou.

Ruth Rachou, uma das artistas pioneiras da dança moderna no Brasil, foi bailarina do histórico Ballet IV Centenário. Com uma extensa carreira profissional como bailarina, coreógrafa e professora, já atuou no cinema e na televisão. Abriu o Espaço de Dança Ruth Rachou em 1972, onde, pioneiramente, promoveu a mostra de dança, não competitiva, “Inventores da Dança”, além de cursos de dança como “Corpo Inteiro”, que incorporou a reflexão teórica à uma escola de dança e cursos de pilates.

Na imagem, Ruth Rachou e elenco (da dir. para a esq.), no espetáculo Isadora, Ventos & Vagas. | Fonte: Portal MUD

Compartilhe:
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

Leave a Reply

Your email address will not be published.

Posts Relacionados:

Maio da luta antimanicomial

Em 18 de maio de 1989, na cidade de Santos, o poder municipal interveio na Casa de Saúde Anchieta, um hospital psiquiátrico que reunia os caracteres nocivos contra os quais o movimento se propunha combater. Isso tudo ocorreu há 33 anos, e lá estava eu.

Leia Mais

Pilates

Os exercícios de Joseph Pilates começaram a ser reconhecidos como técnica quando nenhum dos internos do campo de treinamento onde ele era enfermeiro durante a primeira guerra mundial sucumbiu a uma epidemia de gripe que matou milhares de pessoas em outros campos da Inglaterra, em 1918.

Leia Mais