8/6/2011
Há na Internet oferta de acompanhantes especiais para o próximo fim de semana: moreno alto, olhos azuis, poliglota e bem dotado. Feliz Dia dos Namorados! Solitários de modo geral, seus problemas se acabaram!
O sinal dos tempos – tempos de rupturas nos papéis sociais e desordem na estrutura familiar tradicional * – que fica arregaçado na recente manchete de um jornal russo de divulgação que circulou recentemente: "Pais de Aluguel”.
Na sociedade russa como em outras do mundo ocidental proliferou-se a chamada Produção Independente. Mulheres com idade fértil à vencer, engravidam-se deliberadamente de qualquer alguém e pronto, mães solteiras.
Sem muita demora, foi ficando fácil reconhecer através do comportamento das crianças a falta da tal figura do pa; um esmorecimento do que a psicanálise cunhou como Função Paterna. Função ligada a limites, interdições-autorizações, a uma certa Lei Civilizatória - reconhecer o outro.
Homens com prendas masculinas são alugados para passar períodos com os filhos das tais produções: limites em cotas, identificação masculina em parcelas, função paterna em conta-gotas.
Feliz Dia dos Namorados. De preferência bem acompanhado.
*Em “A Família em Desordem”, Elisabeth Roudinesco discute as rupturas da instituição familiar patriarcal e a eclosão de novas possibilidades: família monoparental, homoparental, gerada in vitrum, clonada, e outras possibilidades
COMENTÁRIOS:(0)
Irmãs Ross...Uma relíquia
Fantásticas, famosas na época.
Psicorama © - Todos os Direitos Reservados
psicorama@psicorama.com.br