POIZÉ

Imprimir

“O TERROR ERA O SILÊNCIO”, FALOU O MINEIRO DO DESERTO DE ATACAMA

26/10/2010

As Agonias Impensáveis

 

“O terror era o silêncio”, falou o mineiro do deserto de Atacama. Falou pouco e apontou para um horror: a incomunicabilidade total.

 

A incomunicabilidade total também faz parte do cortejo das agonias impensáveis: o pavor que temos da recorrência de colapsos que tivemos em nossa infância precoce, porque éramos, paradoxalmente, muito pequenos para assimilá-las completamente. Chamadas inicialmente por Winnicott como ansiedades impensáveis, ele mesmo concluiu que era uma designação muito branda para descrever o pavor e passou a tratá-las como agonias impensáveis: angústias intensas e sem possibilidade de representação total ou simbolização.

 

O “medo da queda sem fim”, o medo da fragmentação, o medo ao esmagamento, são outras agonias, por vezes paralisantes, pois se estruturam em quadros fóbicos, verificáveis na clínica psicoterapêutica e que devem ser ativamente detectados.

 

Um cliente relatou o atordoamento que se seguiu a um passeio de parasail (paraquedas puxado por lancha): “O horror não era a altura, o despencar para a morte; o que angustiava era o silêncio absoluto, como se estivesse num lugar impossível, num lugar morto”. No prosseguir do tratamento, um dia sonhou: “sonhei que estava dormindo e acordei e a escuridão era total; tateando, abri a janela e lá fora era um breu sem fim, e o silêncio era apavorante; acordei gritando: Mãaaaaae!!”. Um sonho de angústia, sem dúvida, mas um sonho de abertura para elaborar sua desastrosa experiência arcaica.

 

Pode-se pensar que se trata de uma experiência factual, ontológica. Podemos pensar também em uma dimensão filogenética. As notícias como as dos mineiros chilenos nos convocam a todos para um estado de interesse alerta, desperta para uma identificação intensa. Lembram-se do estado angustiante de alma quando o submarino russo ficou encalhado nas profundezas do mar? Foi um fenômeno coletivo de dor, angústia, agonia.

 

Felizmente, desta vez, o sofrido povo chileno do deserto de Atacama foi içado para a vida.  

COMENTÁRIOS:(0)

Envie seu comentário

voltar

Irmãs Ross...Uma relíquia
Fantásticas, famosas na época.

.

Psicotramas

16/08 - Lançamento do livro Crônica de uma Ilha Vaga
Núcleos de Formação Permanente no CEP

Psicorama © - Todos os Direitos Reservados
psicorama@psicorama.com.br

MFSete