POESIA E PROSA

O DESUMANO É O HUMANO EM NÓS

12/8/2009

Na tradição pitagórica seguida por Aristóteles encontramos a quintessência, o elemento primário, corpóreo, brilhante e sutil, de que são feitos os astros e os corpos. É nessa quintessência que residem os demônios, vampiros, monstros, o bicho-papão, o lobo-mau, a crueldade bestial.

Monstros não existem, na acepção da palavra, na realidade visível. Nem o bicho papão nem vampiros ou, mesmo, o diabo. Mas não olhe para a própria alma: a menos que esteja preparado para o que vai encontrar.

A besta é a fera quintessencial, isto é, nada mais do que o imagem de nós mesmos. O ser humano primário, nosso arquétipo ancestral, embuido do instinto de morte do seu rival, chupando-lhe o sangue da vida, saciando a sede da intolerância e, ainda, escondendo em si mesmo seus maiores temores.

O vampiro está em nós, desde sempre, na eternidade dos tempos, aprisionados no desejo, na culpa, nos medos. É nele que nos amparamos para justificar, inconscientemente, os nossos desejos mais terríveis quanto obscuros.


É preciso que desçamos ao mais profundo de nós mesmos, ao labirinto de nossas almas, para nos ascendermos com o mistério reconquistado e, assim, nos enxergamos no espelho, visualizar o nosso eu verdadeiro. Assim é possível romper as amarras do ciclo eterno de necessidade, abastança e consolação.


Como nós, e por sermos nós, a besta, o monstro, encontrará a harmonia, a paz, a pureza e a redenção. E então poderemos olhar para nossa alma e enxergar no vampiro a confissão poética da quintessência de que somos feitos.


Osair de Sousa Manassan é escritor e publicitário.

COMENTÁRIOS:(3)

  • 16/8/2009 01:58:43
    Nome:LOREDANA
    Site / Blog:www.psicorama.com.br
    Comentário:Quer dizer que é desse tanto, é??? Oh Lord... Suspiros...........

  • 16/11/2009 01:05:09
    Nome:OSAIR S. MANASSAN
    Site / Blog:http://osairdisousa.blogspot.com
    Comentário:LOREDANA, É ESSE TANTO E MAIS OU NÃO É NADA DISSO - É O QUE NÃO PODE SER O QUE NÃO É. OH, LAID...

  • 5/12/2009 22:50:08
    Nome:LOREDANA
    Site / Blog:www.psicorama.com.br
    Comentário:Caetaneou,Osair? Ahã, ahã... Ou não...