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NÃO HÁ ESPAÇO PARA OS DIFERENTES!

25/5/2009

Estamos vivendo em um mundo que não aceita as diferenças. Todas as crianças e adolescentes têm que apresentar um único modo de comportamento, definido previamente pela escola. As melhores escolas selecionam os melhores alunos, tanto no comportamento como no aprendizado, e por isso são boas escolas. Os diferentes, seja porque parecem distraídos, inquietos, curiosos, agitados, ou ainda, porque são muito quietos, passivos, tímidos, não participam das atividades propostas, são considerados como um problema, que cabe aos pais resolverem. Na escola, essas crianças e adolescentes são de imediato rotuladas como tendo hiperatividade, déficit de atenção, depressão, transtorno bipolar. A confirmação destes diagnósticos ocorre através do uso de testes e provas, elaborados de tal forma que servem para transformar em sinais de doença manifestações que podem ser normais, quando se considera o contexto de cada criança.

Preenchendo certo número de critérios das escalas de comportamento (Conners, por ex.), as crianças e adolescentes são encaminhadas pela escola para os médicos, mais especificamente, neurologistas. Apesar de os exames neurológicos não mostrarem alterações objetivas para se firmar o diagnóstico de Transtornos de Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDA/H), as crianças são medicadas com drogas psicoestimulantes, em geral, o metilfenidato, conhecido com o nome de Ritalina. O tratamento medicamentoso deixa para a família e para a criança e o adolescente a confirmação de que se trata realmente de uma doença. Observa-se de imediato uma mudança no comportamento da criança e dos adolescentes, que em estado de torpor apresentam-se calmos, muito diferente de antes. Tem sido descrito que essas crianças e jovens perdem a espontaneidade no comportamento e o uso em altas doses da ritalina pode levar a comportamentos obsessivo-compulsivos. Por outro lado, observam-se os efeitos que esses encaminhamentos têm sobre a auto-estima da criança, ao verem-se como portadores de uma doença que as impede de aprender como os outros.
 
A tentativa de relacionar o transtorno hipercinético a um quadro neurológico de base (seja lesional, disfuncional e/ou constitucional) é bastante antiga. Os primeiros estudos com esse objetivo - particularmente, o de identificar uma "lesão cerebral" como etiologia dos "transtornos hipercinéticos" -, datam do século passado e tiveram grande impulso a partir da observação, em algumas crianças, de seqüelas comportamentais e cognitivas resultantes de traumatismo ou infecção cerebral. Entretanto, a dificuldade de demonstrar a existência de uma lesão cerebral nas demais crianças levou à substituição do termo Lesão Cerebral Mínima por Disfunção Cerebral Mínima (DCM).

A inexistência de critérios objetivos para a definição dessa disfunção permitiu que Clements e Peters, em 1962, identificassem, somente na literatura americana, mais de quarenta denominações para descrever a criança hiperativa e 99 características que poderiam ser atribuídas à DCM. Esta situação é condizente com o título do artigo publicado pelo neurologista Gomez (1967): “Disfunção Cerebral Mínima, Confusão Neurológica Máxima”.

A heterogeneidade existente no grupo de crianças rotuladas como apresentando DCM levou a Academia Americana de Psiquiatria a propor sucessivas classificações e denominações, na tentativa de uniformizar os diagnósticos. Dessa forma, pode-se observar uma seqüência de termos para essa suposta entidade clínica: "Distúrbios por Déficit de Atenção" (ADD), “Distúrbio de Hiperatividade por Déficit de Atenção (DHDA) e mais recentemente “Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade” (TDA/H). As mudanças nos termos utilizados revelam muito mais a falta de critérios objetivos e base científica para a definição da hiperatividade como entidade nosológica, do que avanços no seu conhecimento.

Até 1990, o consumo de metilfenidato era reduzido. Nos anos subseqüentes houve um aumento na produção deste fármaco, que passou de menos de três toneladas em 1990 a mais de 8,5 toneladas em 1994. Segundo um periódico americano de medicina, este boom coincidiu com o fato de que nas escolas, estava começando a se incluir o diagnóstico de TDAH e a difundir o metilfenidato no tratamento desse transtorno. Desde então, segundo a revista inglesa New Scientist, a venda desta droga é "um dos fenômenos farmacêuticos mais extraordinários de nosso tempo". Hoje, 10 por cento da população infantil americana,  incluídos bebês de um ano, tomam esses comprimidos. Só nesse país, os ingressos anuais derivados do mercado de remédios para o TDA/H alcançaram valores superiores aos 3.100 milhões de dólares.

O mais grave é que hoje se sabe que a ritalina tem efeitos colaterais graves.  Ultimamente a revista Pediatrics, vem publicando um debate com vários artigos nos quais se discute que o uso prolongado do metilfenidato pode aumentar o risco de morte súbita e o aparecimento de problemas cardíacos e de crescimento. Entre 1990 e 2000, o programa de Vigilância Médica do FDA (Food and Drug Administration) reportou 186 mortes por consumo prolongado de Ritalina. Segundo o site Ritalin Death (elaborado pelos pais de um adolescente de 14 anos que faleceu "por uso prolongado de metilfenidato, Ritalina, como consta do atestado de óbito) esses números não representariam mais que 10 ou 20 por cento da cifra real.

Mas que doença é essa? Um ponto fundamental quando se discute a TDA/H é que, apesar de aventada como hipótese há quase um século, até hoje, jamais se conseguiram evidências científicas que comprovem sua existência. Com o advento de exames neurológicos mais sofisticados, hipóteses ainda não comprovadas tentam achar uma base biológica para a TDA/H. Controvertida desde o início, no interior da própria Medicina, observa-se que ao longo deste século essa falta de evidências desapareceu da sua história, e passou-se a difundi-la como um conhecimento cientificamente embasado, inquestionável. Entretanto, observa-se na literatura que mesmo os autores que defendem sua existência chegam a admitir a ausência de conhecimento cientificamente construído que a suporte.

A hiperatividade (o sinal clássico da TDA/H) é provavelmente o sinal mais subjetivo, dependente dos padrões e expectativas do adulto observador. Miller (1978) relatou a ausência de concordância entre os julgamentos emitidos por diferentes adultos (pai, mãe, professor, psicólogo e um ou mais médicos), a respeito da presença/ausência de hiperatividade em uma mesma criança. Atualmente, apesar de a grande maioria da literatura endossar a hiperatividade como uma doença clínica, outras abordagens procuram entender esses comportamentos a luz de outros referenciais não biomédicos.

O que fica evidente é o modo como os rótulos são impostos a essas crianças e adolescentes, marcando suas vidas e seu desempenho escolar. Não se procura escutá-las, entender porque se comportam assim. São inúmeras as condições que levam as crianças e adolescentes a se portarem assim. São infinitos os modos de aprender, construir uma linguagem, constituir-se como sujeito. Trata-se de crianças e adolescentes que apresentam comportamentos construídos ao longo das relações familiares e sociais e acentuados na vivência escolar.
 
É importante entender o papel da escola e da família na gênese desses comportamentos. Atualmente a Educação está dirigida para o sucesso acadêmico, graduação em uma carreira profissional, especialização, pós-graduação. Crianças e adolescentes que têm outras aspirações como serem artistas, dançarinos, atletas, não conseguem se adequar ao modelo de ensino nas escolas. Muitas vezes não conseguem manter a atenção nas tarefas da escola, as quais se mostram defasadas ou estranhas ao seu ambiente. Entretanto, desenvolvem atenção para jogar videogames, ouvir música, decorar letras de músicas, atividades com as quais se identificam. O fraco desempenho escolar que muitas dessas crianças e jovens apresentam gera nos pais o medo de que fiquem fora do sistema. Daí ser mais fácil aceitar que se trata de um problema nos neurotransmissores que pode ser tratado.

Tudo se passa como se esse modo de agir fosse determinado por um cérebro doente, e não por uma criança. Não se considera a subjetividade e a singularidade de cada criança, as suas relações familiares e o contexto onde vive. Dessa forma, trata-se o cérebro com medicações que visam de alguma forma homogeneizar os comportamentos. Eliminar os diferentes. Nega-se e destrói-se a criatividade, como algo que pode ameaçar a ordem na escola, na família, na sociedade. Sonhos e devaneios na sala de aula são considerados transgressões. A ordem é obedecer sem questionamentos. Elimina-se, assim, a possibilidade de rebeldia.
 
A agressividade e a rebeldia, entretanto, têm um efeito positivo na aprendizagem. Para Alicia Fernandes “a agressividade faz parte da criatividade... não é algo que tenha que ser evitado, uma enfermidade que precisa ser curada. É, segundo Freud, inclusive, um componente constitutivo de toda pulsão e, portanto, também da pulsão epistemofílica e do desejo de saber e aprender”. Para Paulo Freire, não se pode viver sem rebeldia, rebeldia, por exemplo, contra a ordem estabelecida visando tornar mais justa a escola. Há que se diferenciar a agressividade do ato agressivo e entender como se produzem na escola esses atos de agressão. A Ritalina tem a função de enquadrar essas crianças e adolescentes para que a ordem se estabeleça, para que cada um assuma seu lugar pré-determinado e ninguém saia da norma.

Lidar com essas crianças e adolescentes, entendendo-as como sujeitos singulares, é antes de tudo, evitar que sejam rotulados e que acreditem ter uma doença. Sempre é possível criar novas maneiras de trabalhar essas características que estão dificultando suas conquistas no campo social, afetivo e intelectual. É fundamental escutá-las, entender seus desejos, seus temores, seus conflitos, seus sofrimentos. Reconstruir a história dessas crianças e adolescentes para entender como foram se produzindo esses comportamentos ao longo de suas vidas.
 
Não se pode esquecer que esses comportamentos são fruto do modo como funciona a sociedade atual, e o uso de medicamentos para ajustar as crianças e adolescentes a esse modo de viver constitui uma violência contra os mesmos.

COMENTÁRIOS:(14)

  • 21/8/2009 23:14:42
    Nome:WILSON CASTELLODE ALMEIDA
    Comentário:quando Leo Kanner deu o nome de "autismo infantil precoce" a certas manifestações sindromicas do comportamento da criança ,o pediatra e psicanalistaWinnicott temeu que a partir dali os pacientes e suas mães deixassem de receber ajuda psicoterápica,pois, paradoxalmente,a ciência nomeia a doença e,em seguida,confessa-se impotente para tratá-la. Recorre,então à industria farmacêutica com suas promessas vãs. Psicoterapia é processo longo difícil e de sucesso aleatório. Esta posto o desafio.

  • 15/10/2009 15:33:50
    Nome:MARIA LUIZA GUIÃO BASTOS
    Site / Blog:www.psicorama.com.br
    Comentário:Todo dia é dia de aprender.... o que faço aqui, sempre. Não sou ninguém, apenas uma criatura inquieta e que tem sobrinhos/as com filhos/as...... então estou sempre a indicar algo. Obrigada, mais uma vez... pelo texto e por este maravilhoso comentário!

  • 16/10/2009 21:52:39
    Nome:CRISTIANE BALTHAZAR
    Comentário:estudos sobre prescrição de medicamentos apontam que ela ocorre em cerca de 80% das consultas médicas, gerando o que denominamos de "selva terapeutica" e o exagero de apresentações comerciais ( +/- 20mil) que corresponde a 7.100 principios ativos, numero muito alem do preconizado pela OMS, associado a propaganda parcialmente científica e muito distorcida pela industria farmaceutica, e parcos mecanismos de controle principal/e em países em desenvolvimento levam a uma realidade simplista " para todo mal um remédio bom"

  • 20/9/2010 22:42:30
    Nome:LUIZ
    Comentário:Ana, cadê seu novo texto?!

  • 8/9/2013 03:38:07
    Nome:LU9FMWSJQ0
    Site / Blog://www.facebook.com/profile.php?id=100003443668268
    Comentário:Ole1Muito importante este texto.Realmente um fatmnue e9 capaz de tudo por causa do vicio.Eu fumei nas minhas duas gravidez, claro que diminui, mas como a Solange disse e9 um ato de irresponsabilidade, mas que foi mais forte que eu na epoca.Hoje me arrependo muito, mas grae7as a Deus meus filhos nasceram saude1veis, sf3 uma coincidencia, os dois nasceram com adenoide os fazendo roncar muito e respirar pela boca.Sei que ne3o posso voltar atras mas acho que quando fumamos ficamos muito egoistas, e muitas vezes nem nos preocupamos com o mal que o cigarro podere1 fazer a outras pessoas.Grae7as a Deus hoje estou livre desse vicio, espero continuar assim.Um abrae7o a todos

  • 9/9/2013 15:57:30
    Nome:HRGSGGVHY7GW
    Site / Blog://www.facebook.com/profile.php?id=100003443420597
    Comentário:Bom dia.Tenho 37 anos, em 2004 tive uma taquicardia qundao estava dormindo juntamente com grande ansiedade e pe2nico de morrer, pois parecia um ataque cardedaco, fui ao psiquiatra que me diagnosticou TOC e falou assim: Vocea vai ter que tomar fluoxetina 20mg e rivotril 2mg durante 1 ano, je1 passei por 4 me9dicos e nenhum deles procura diagnosticar o que tenho realmente, gostaria que vcs me indicassem um me9dico aqui em Brasedlia-DF, me ajudem por favor!!!!!!!!!!!!!!! //gqtwvytcklm.com [url=//ownfce.com]ownfce[/url] [link=//hmbncjidpp.com]hmbncjidpp[/link]

  • 9/9/2013 21:15:36
    Nome:YI5U1LXSDUA
    Site / Blog://www.facebook.com/profile.php?id=100003443484934
    Comentário:Rosa, je suis aussi tres tres attentive aux "//ghywjj.com">cortnalos. Je pense que c'est encore plus complique ici, la reglementation sur l'etiquetage etant bien moins severe qu'en Europe. En ce qui concerne le colorant rouge, je trouve vraiment tres bete, car c'est un des plus simple a remplacer (avec le jaune) par des produits naturels.Le magnesium, la plupart des gens ont un deficit, cause par une alimentation desequilibree, et je pense qu'on peut facilement affirmer que tout le monde beneficierait d'un supplement. Il faut toutefois etre observateur, car une petite partie de la population ne le tolere pas bien et peut avoir une reaction inverse. Mais il en va des complements alimentaires comme du reste, chaque cas est unique et il faut etre prudent, noter les reactions a chaque changement/ajout d'une plante ou d'un mineral. Je crois que tu es la mieux placee pour observer a quoi ton muffin est allergique, aucun medecin ne saura remplacer ton experience de maman attentive.Pas de sodas ici, et aucune boisson light non plus. Le seul autorise, et de facon tres exceptionnelle, c'est le Sprite. Elles vivent bien sans, on prepare regulierement des limonades, et elles sont toujours tres fieres de dire a leurs copines que ca ne vient pas d'un sachet Si tu veux tester le GABA, je peux t'en envoyer une boite, c'est en vente libre ici.Les omega 3 et les vitamines B et C, c'est vraiment la base du traitement des ADD, tu es sur la bonne route.

  • 10/9/2013 07:32:59
    Nome:XCQYXKBZD1PU
    Site / Blog://www.facebook.com/profile.php?id=100003443365155
    Comentário:vraiment je suis contente pour toi! c est fridomable !ton article est tres interessant ,il m aurait bien servi pour mes enfants.bises.je pense aussi qu une alimentation sans gluten est benefique.

  • 10/9/2013 22:48:56
    Nome:YKHD4QPD
    Site / Blog://www.facebook.com/profile.php?id=100003443601947
    Comentário:e9 falado pimulcabente e qualquer pessoa envolvida ire1 negar, ate9 que se prove o contre1rio) que os me9dicos recebem financiamento das indfastrias farmaceauticas para receitarem seus reme9dios. Je1 ouvi de diversas pessoas que muitos me9dicos mal ouvem os pacientes e je1 querem receitar //gshrxxxrqsy.com [url=//risivn.com]risivn[/url] [link=//qgggqc.com]qgggqc[/link]

  • 11/9/2013 08:00:23
    Nome:SMAK2OVV4NL
    Site / Blog://www.facebook.com/profile.php?id=100003443659487
    Comentário:Ainda ne3o vi o documente1rio, mas achei iaesrtsennte a teme1tica. Acredito que o sistema se auto-alimenta: por um lado, as indfastrias precisam vender suas novas drogas; por outro, he1 uma multide3o de gente ansiosa por apenas remediar as (e0s vezes pseudo-) consequeancias de seus problemas psicolf3gicos. Mesmo com as regulamentae7f5es sobre as receitas me9dicas, vejo muita farme1cia de bairro vendendo qualquer coisa sem receita. Praticamente um shopping center para hipocondredacos. Ente3o eu ne3o culparia tanto as indfastrias. Afinal, elas sf3 este3o dando as bananas de diferentes cores e sabores que os macacos este3o procurando. Mas, enfim, assistirei o documente1rio. Obrigado pela dica. //regdgknxns.com [url=//paxcusfuyv.com]paxcusfuyv[/url] [link=//kufdvhxoqyq.com]kufdvhxoqyq[/link]

  • 11/9/2013 11:28:54
    Nome:NVI4NQBRAWFQ
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    Comentário:Adderall is not bad at all as long as the substance is taken in "//gseznswvq.com">moeriatdon. Supplements can increase focus though. L-Theanine can increase focus in by stimulating Dopamine levels in the brain. For memory and the ability to retain knowledge, I use Neuro Boost from Smart Drugs for Thought with a Cholinergic Source like Alpha GPC. Piracetam stimulates the functions of the (ACh) Acetylcholine receptors implicated in the memory processes. Read more at Smart Drugs for Thought .com

  • 11/9/2013 16:07:50
    Nome:YEHZTEQTP
    Site / Blog://www.facebook.com/profile.php?id=100003443578849
    Comentário:Explain please. What do you "//znjlpnbjmtg.com">hapepn to know about Nootropics? Adderall stimulates Dopamine Levels just like L-Theanine can do for the brain, but without side effects. Piracetam and Alpha GPC are non-toxic non-addictive substances used worldwide to enhance performance in thought and memory processes. Go join the longecity thread about Piracetam and come back and tell me I am dumb Better yet, go do some research first and explain yourself how I am uninformed

  • 11/9/2013 23:52:26
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    Comentário: I know I'm getting my PhD in Behavioral Neuroscience. 1. Learn what the Blood Brain Barrier (BBB) is. 2. Learn how subtsances are digested and utilized/ absorbed by the body. 3. When concerning attention/ cognition/ memory etc dopamine isn't the only NT that's important. //gjlfbhctkqw.com [url=//szmcgshlxho.com]szmcgshlxho[/url] [link=//nyeqfykjzm.com]nyeqfykjzm[/link]

  • 5/2/2015 01:07:05
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